Histórico



O BAIRRO NO INÍCIO DO SÉCULO XX CHAMADO DE PLANO INCLINADO
 
VISTA GERAL DO BAIRRO - DÉCADA DE 50

-->
-->
Aproximadamente no ano de 1943, chegaram os primeiros Padres Redentoristas para trabalhar em Manaus.  Estabeleceram-se no bairro conhecido como “Tocos”, que recebeu este nome porque havia muitas árvores nessa área e, à proporção que iam sendo cortadas, ficavam os tocos. Foi o Padre André Redentorista, que trouxe de São Paulo a imagem de Nossa Senhora Aparecida que é a Padroeira do Brasil, por isso, o bairro passou a ser conhecido como bairro de Aparecida e nele foram fundados a Igreja e o Colégio que recebeu o nome da santa.


A Escola Estadual Nossa Senhora Aparecida, situada na rua Comendador Alexandre Amorim, número 325, no Bairro de Aparecida, nesta cidade, foi fundada no dia 12 de outubro de 1953, pela Missão dos Padres Redentoristas e autorizada a funcionar como colégio Aparecida em 1954, pelo Decreto – Lei nº 34 e Portaria de 26/01/54.


No ano de 1968, entrou em convênio com o Estado passando a se chamar Ginásio Estadual Nossa Senhora Aparecida.


Em 3 de março de 1970, no prédio do Ginásio foi aberta a sessão de instalação da Unidade Educacional Aparecida, criada pela portaria  S.E.C – ED 03/70.


Em 1992 foi implantado o antigo segundo grau. No ano de 1993, o turno noturno funcionou apenas como curso profissionalizante com habilitação em técnico de administração.


Em 1996, voltou a oferecer o Curso não profissionalizante no turno noturno. Em 1997 foi extinto o Curso de Técnico em Administração.


Hoje, em 2010, atende apenas o Ensino Médio nos três turnos com 1.464 alunos distribuídos nos três turnos.


 FACHADA DA ESCOLA ATUAL